Maria Madelena
Biografia
Santa Maria Madalena é uma das figuras mais importantes do séquito de Jesus. Desde São Gregório Magno (séc. VI), a Igreja vê uma só e mesma pessoa na pecadora perdoada e em Maria de Betânia: Maria Madalena. Foi Maria Madalena quem banhou os pés de Jesus com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos (Lc 7,36-50). Segundo o Evangelho, Maria Madalena foi libertada de sete demónios (Lc 8,1-3). Também, foi a ela a quem Jesus disse que escolhera a melhor parte, ficando a ouvi-lo enquanto a sua irmã está preocupada em servir à mesa (Lc 10,38-42) e foi ela quem derramou um perfume precioso aos pés do Senhor (Jo 12,1-11). Por último, mas não menos importante, Maria Madalena foi uma das poucas fiéis que ficaram com Jesus quando ele foi crucificado (Jo 19,25) e foi a primeira a vê-lo ressuscitado (Jo 20,1-17), o que lhe valeu o título de Apóstolo dos Apóstolos.
A sua relíquia em Lisboa
Segundo a tradição, pouco depois da Ascensão de Jesus, Maria Madalena embarcou com alguns cristãos (entre os quais o seu irmão Lázaro e a sua irmã Marta) para o Ocidente. Chegaram ao Sul de França. Maria Madalena acompanhou Lázaro até Marselha e depois foi viver em La Sainte Baume, onde passou os últimos trinta anos da sua vida em penitência e contemplação.
Desde os primeiros séculos, cristãos, penitentes, santos, reis e papas vieram em peregrinação à gruta de La Sainte Baume para visitar Santa Maria Madalena. Desde 1295, os dominicanos são os guardiães deste santuário e das relíquias de Maria Madalena que aí se encontram. Destas relíquias provém o pedaço de tíbia que se encontra em exposição em Lisboa.
Oração a Santa Maria Madalena
Santa Maria Madalena,
tu que foste perdoada por Jesus,
tu que muito amaste;
mostra-nos o caminho da verdadeira conversão
e da pureza do coração.
Por amor, seguiste Jesus para o servir;
Ensinai-nos a darmos livremente a nossa vida
pelos nossos irmãos e irmãs.
Ficaste junto à cruz de Jesus
com Maria e João;
Alcançai-nos a graça da fé e da esperança
nas nossas dificuldades.
Na manhã de Páscoa, recebestes de Jesus a missão de anunciar
a ressurreição aos seus discípulos;
Ajuda-nos a acreditar que a vida é mais forte
que o amor vence tudo.
Por vossa intercessão, confiamos ao Senhor…
São Tomás de Aquino
Biografia
São Tomás nasceu na região de Nápoles, por volta de 1225-1226, e em 1244 entrou nos dominicanos, que haviam sido fundados 29 anos antes – 1215 – por são Domingos em Toulouse. Estudou em Paris, depois em Colónia com Santo Alberto Magno. Regressou, depois, a Paris para ensinar. Seguiu uma carreira intensa de ensino e pregação, que o levou a assumir muitas responsabilidades em Itália e em França. Convidado pelo Papa para ser perito no Concílio de Lyon, em 1274, morreu, exausto, a caminho da abadia cisterciense de Fossanova, no sul de Roma. São Tomás de Aquino foi canonizado a 18 de Julho de 1323. Foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa São Pio V, a 15 de Abril de 1567, e Doutor Comum da Igreja, em 1923, pelo Papa Pio XI, pela profundidade e precisão dos seus escritos teológicos.
A sua relíquia em Lisboa
Na sequência da morte inesperada de São Tomás os frades pregadores tiveram algumas dificuldades em recuperar o seu corpo dos monges que o queriam guardar. Após uma série de reviravoltas e disputas surrealistas, os dominicanos acabaram por ser bem-sucedidos. A 16 de Junho de 1368 – quase cem anos depois! – o Papa Urbano V emitiu uma bula, deferindo o seu pedido e ordenando a transferência dos restos mortais de Itália para o convento dominicano de Toulouse. Para assinalar o 700º aniversário da sua canonização e facilitar a veneração dos fiéis, o crânio de São Tomás foi colocado num novo relicário em 2023, o mesmo que está exposto em Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude.
Oração de São Tomás antes do estudo
Criador Inefável,
Vós sois a verdadeira fonte de luz e de sabedoria.
Dignai-Vos derramar
a Vossa claridade sobre as trevas da minha inteligência.
Afastai de mim as trevas do pecado e da ignorância.
Dai-me:
A profundidade para compreender,
A memória para reter,
O método e a facilidade para aprender,
A lucidez para interpretar,
A graça abundante para me exprimir,
Ajudai-me a começar o meu trabalho,
Dirigi o seu progresso,
Coroai o fim,
Por Jesus Cristo Nosso Senhor.
Ámen.
Oração diária de São Tomás
Concedei-me, Deus misericordioso,
desejar o que Vós aprovais,
procurá-lo com prudência,
reconhecê-lo em verdade
e realizá-lo com perfeição,
para louvor e glória do Vosso nome.
Põe ordem na minha vida, ó meu Deus,
dai-me a conhecer
o que quereis que eu faça
e concedei que eu o realize
como necessário e útil para a minha alma.
Ámen.